Importância do Jornalismo Cidadão nos processos eleitorais
Campanha sobre a Importância do Jornalismo Cidadão nas Eleições
Importância do Jornalismo Cidadão nos processos eleitorais
Jornalismo cidadão consiste na prática levada à cabo por membros do público, na qual estes reportam eventos noticiosos e usam ferramentas como a internet para disseminar estas informações.
Segundo o estudo Digital2022: Global Overview Report, publicado pelo site Detareportal, o número de usuários activos da internet no mundo aproximou-se da marca de 5 bilhões, o que representa cerca de 63% da população mundial. Estes dados mostram o enorme poder da internet sobre as dinâmicas do mundo e o quão tudo aquilo que é por lá partilhado impacta na vida das pessoas.
Sendo a internet a principal ferramenta para a difusão do produto do Jornalismo Cidadão, pode-se apontar logo de partida como a primeira importância desta modalidade, o grande alcance que ela tem. O Jornalismo Cidadão tem a capacidade de chegar à um maior número de pessoas e de forma instantânea.
Durante os processos eleitorais não poderia ser diferente. Com o advento da tecnologia, é possível fazer a entrega de informação de uma forma quase automática, e o Jornalismo Cidadão faz-se valer muito bem desta vantagem, educando e informando as pessoas acerca dos vários aspectos que permeiam este processo.
Ademais, jornalismo cidadão trata-se de dar voz à quem não tem, mas claro, tudo isto feito com o maior cuidado e zelo de modo a observar os princípios éticos de objectividade, integridade, imparcialidade e confidencialidade, afinal, informar é uma função de grande responsabilidade.
Comments
Post a Comment