Direitos Humanos e eleições

 Campanha sobre Direitos Humanos e Eleições


Direitos Humanos e eleições

Direitos Humanos são aqueles assegurados à todo e qualquer membro da humanidade, e todos eles estão plasmados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Por sua vez, eleição é o processo através do qual os cidadãos escolhem, por meio de votação, uma pessoa, ou conjunto de pessoas para desempenhar uma função ou ocupar um cargo. 

Estes dois conceitos devem andar de “mãos dadas”, uma vez que a observância dos princípios proclamados pelos Direitos Humanos devem fazer parte integrante de qualquer processo levado a cabo no seio das sociedades humanas. 

A sociedade Moçambicana, infelizmente, ainda enfrenta desafios muito grandes em relação à identificação de certas violações dos Direitos Humanos que ocorrem durante as eleições, muito disto por conta da falta de conhecimento sobre o que de facto são os Direitos Humanos. 

Ainda nesta senda, num manifesto divulgado em 17 de Setembro de 2019, a Amnistia Internacional (AI), desfia os partidos políticos Moçambicanos e respectivos candidatos em disputas eleitorais a comprometerem-se publicamente em defender os direitos consagrados na Constituição, assim como nos tratados regionais e internacionais de Direitos Humanos dos quais Moçambique é signatário.   


Primeira parte do vídeo informativo


Segunda parte do vídeo informativo





Comments

Popular posts from this blog

Rádio: Assédio Sexual contra as Mulheres no Ambiente Académico

Evolução histórica do conceito de cidadania

Credibilidade e o cumprimento dos manifestos eleitorais