Campanhas eleitorais se tornando mais onerosas para os cidadãos Moçambicanos ao longo dos anos
Campanha sobre a Campanha Eleitoral
Campanhas eleitorais se tornando mais onerosas para os cidadãos Moçambicanos ao longo dos anos
Segundo um estudo realizado pelo Centro de Integridade Pública (CIP) e divulgado em Agosto de 2019, a contribuição dos eleitores para o financiamento estatal às campanhas eleitorais duplicou desde 2004.
Segundo Aldemiro Bande, investigador do CIP, em 2004 a contribuição de cada eleitor era de 4 Meticais e em 2014 passou a ser de 7 meticais.
Este mesmo investigador criticou também a falta de apresentação das justificativas para estes aumentos, a não prestação de contas sobre o dinheiro já gasto e avança ainda que os critérios de elegibilidade definidos pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) para o acesso ao financiamento público permite que partidos com histórico negativo de prestação de contas continuem a receber fundos do Estado .
O CIP recomenda que sejam adoptados mecanismos mais rígidos de monitoria dos gastos dos partidos para evitar desvios de aplicação e defende critérios mais justos de alocação de recursos públicos de modo a garantir a igualdade no tratamento dos partidos políticos .
Comments
Post a Comment