Impacto da violência eleitoral nos resultados do escrutínio
Campanha sobre a Violência Eleitoral
Impacto da violência eleitoral nos resultados do escrutínio
A violência eleitoral tende a ter um impacto negativo, levando os cidadãos a não participarem nas eleições e periga os esforços do país para a pacificação e estabilidade política.
De Acordo com Eduardo Sitoe, a violência que ocorre em alguns círculos eleitorais não irá influenciar nos resultados do escrutínio, daí que se consideram desnecessários os confrontos entre membros e simpatizantes de partidos diferentes e está comprovado que não há uma relação directa entre a violência e os resultados eleitorais.
A violência eleitoral esvazia o sentido das eleições, na medida em que descredibiliza os resultados eleitorais, reaviva e exacerba o ódio entre os principais actores políticos e reproduz a relação de inimigos entre os Moçambicanos.
Essa violência acaba reforçando barreiras que excluem, sobretudo, grupos historicamente marginalizados e desse modo, afecta a própria democracia.
De Acordo com Adriano Nuvunga, há três dimensões de violência que marcam a campanha eleitoral. A primeira tem a ver com o fato de Moçambique ter uma sociedade marcada por violência politica.
A segunda dimensão tem a ver com a intolerância política que é cada vez mais movida por aspectos ligados à qualidade governativa em Moçambique.
A terceira, e última dimensão, tem a ver com a forma como os partidos políticos se relacionam com as populações, quando compreende que esta população é favorável ou não à sua orientação política.
Comments
Post a Comment